sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Resultado de imagem para criança



Foco na vida.

Essencial é pensar, refletir, repensar a VIDA.
Encontrar motivo, sentido, um propósito para viver. Reencontrar-se;

Crianças doentes em estágio terminal respondem: o que importa mais na vida?

Os pequenos estão recebendo cuidados paliativos – mas acabam receitando o verdadeiro tratamento para nós, adultos.

ODr. Alastair McAlpine é um pediatra sul-africano especializado em cuidados paliativos. Recentemente, ele perguntou aos seus pequenos pacientes na Cidade do Cabo o que é mais importante para eles na vida. No começo deste mês, o médico postou em sua conta no Twitter as respostas que as crianças deram a essas duas perguntas:
De que você mais gosta na vida?
O que dá significado à sua vida?
Antes de listar as respostas, o pediatra alerta os adultos: “ As crianças podem demonstrar muita sabedoria ”.

A importância da família

Todas as crianças doentes consideram, por unanimidade, que não há nada mais importante do que passar o tempo com a família, amando e sendo amadas.
Ninguém me ama como a minha mãe me ama! .

Algumas crianças mostram um grau impressionante e comovente de lucidez e de empatia em relação aos pais. Longe de olharem para o próprio umbigo, elas pensam primeiro no bem-estar dos pais:
Eu espero que a mamãe fique bem. Ela parece triste ”.
O papai não precisa se preocupar. A gente vai se encontrar de novo logo, logo ”.
Deus vai cuidar da mamãe e do papai quando eu for embora ”.

As marcas da bondade e da amizade

As crianças reconhecem a bondade dos seus entes queridos e a destacam expressamente:
A vovó é muito boa comigo. Ela sempre me faz sorrir ”.
Eu gosto quando vem a enfermeira Tal. Ela é boazinha, me trata muito bem e aí me dói menos ”.

A amizade sincera também é muito importante para as crianças. O pediatra comenta: “ Muitas delas gostariam de ter passado menos tempo se preocupando com o que os outros pensavam delas e de ter valorizado mais quem as tratava de um jeito ‘normal. E cita o que as próprias crianças lhe disseram:
Os meus amigos de verdade não se importaram quando o meu cabelo caiu ”.
A Jane veio me visitar depois da operação e nem percebeu a minha cicatriz! .

Tempo de qualidade.

Televisão? Facebook? Nada mais longe da realidade: os momentos favoritos que eles mencionam envolvem a companhia da família, os mimos, a praia, as risadas, os pais lendo histórias para eles à noite. O riso e o sorriso aliviam a dor, recorda o médico.
Depois que eu melhorar, quero ser um grande detetive como o Sherlock Holmes ”.
Eu adoro quando a minha irmã me abraça!
.Eu fiz castelos enormes de areia!.
O meu pai faz umas caretas que eu adoro!

Uma mensagem com duplo significado

Com base em todos esses testemunhos memoráveis, Alastair McAlpine se dirige assim a todas as crianças do mundo:
“ Sejam bondosos. Leiam mais livros. Passem mais tempo com a sua família. Contem histórias engraçadas. Vão se divertir na praia ou no campo. Abracem o seu cachorro. Digam para aquela pessoa especial que vocês a amam. São estas as coisas que essas crianças gostariam de ter feito com mais frequência ”.

Esta mensagem é também para os pais – e para todos os adultos. Sejamos bondosos, gentis, presentes, carinhosos, alegres, se quisermos que as nossas crianças também sejam. Não será a carência dessas atitudes a nossa verdadeira doença?

Fonte: Aleteia


Nenhum comentário:

Postar um comentário